CULTURA SOLIDÁRIA

UM PROJECTO DE DIVULGAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA
projecto de natureza sócio-cultural

Vivemos nos nossos dias, um pouco por todo o mundo, numa situação de quase emergência educativa. Com efeito, a cultura mais acessível e difundida quase nunca é favorável à família e ao empenho por querer aprofundar, saber e fazer mais.
É particularmente difícil o acesso a determinadas manifestações de cultura aos jovens de meios carenciados, para quem uma larga fatia de cultura vive como que em paredes de vidro duplo: distante e inacessível.

Assim, propomo-nos:

• Tornar a cultura acessível e apetecível a jovens oriundos de meios carenciados
• Motivar para a música através de programas específicos de formação teórica e prática

Estão em vias de concretização os dois primeiros projectos na área da música:

• a Música vai ao Bairro

• o Bairro vai à Música

Envolvem-se no primeiro projecto professores da Orquestra Metropolitana de Lisboa e crianças de um bairro da periferia de Lisboa; no segundo, a Orquestra de Antigos Alunos da Escola de Música de Linda-a-Velha e jovens de um outro bairro carenciado.

Contacto:

Filomena Anacleto
ac2.culturasolidaria@gmail.com

   

 

IMPRENSA

Expresso
20 de Dezembro de 2008
"Numa altura em que muitas crianças recebem prendas em excesso e, por vezes, até brinquedos repetidos, o Banco do Brinquedo disponibiliza-se para receber o que estas crianças quiserem oferecer a meninos institucionalizados, já depois do Natal." Ler mais >>

Jornal de Notícias
29 de Novembro de 2008
"O Centro Vasco da Gama é hoje palco de uma inédita recolha de brinquedos novos, ou como novos, destinados a crianças de várias instituições. A iniciativa partiu de cinco mulheres que fundaram a Associação de Cooperação e Cultura - AC2" Ler mais >>

Global Notícias
25 de Novembro de 2008
"O Banco do Brinquedo vai efectuar recolhas de brinquedos nos dias 29 de Novembro (CC Vasco da Gama) e 6 de Dezembro (CC Colombo), que serão distribuídos por cerca de mil crianças até aos 10 anos de cinco instituições sociais de Lisboa, Porto e Setúbal."

Jornal de Notícias
5 de Julho de 2008
"A fadista Kátia Guerreiro aceitou divulgar o projecto Banco do Brinquedo integrado num vasto programa de solidariedade impulsionado pela recém criada Associação de Cooperação e Cultura - AC2 - da autoria de cinco mulheres: Graça Varão, Cristina Correia Nunes, Margarida Palmeirim, Maria José Miranda Mendes e Maria Lúcia Alves Mendes."